A A3P
O governo é um grande consumidor de recursos naturais, bens e serviços nas suas atividades meio e finalísticas, o que, muitas vezes, provoca impactos socioambientais negativos. A A3P foi proposta em 1999 respondendo à compreensão de que o governo federal possui papel exemplar na revisão dos padrões de consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental. Nesse sentido, a A3P é uma estratégia de construção de uma nova cultura institucional para inserção de critérios socioambientais em todos os níveis da administração pública.
Dessa forma, o objetivo é estimular os gestores públicos a incorporar princípios e critérios de gestão ambiental em suas atividades rotineiras, levando à economia de recursos naturais e à redução de gastos institucionais por meio do uso racional dos bens públicos e da gestão adequada dos resíduos, baseando-se em cinco eixos temáticos:
      1. Uso racional de recursos;
      2. Gestão ambiental integrada de resíduos;
      3. Licitações sustentáveis;
      4. Qualidade de vida no trabalho e
      5. Sensibilização e capacitação dos servidores.
A A3P é também um convite ao comprometimento pessoal, ao engajamento individual e coletivo e à disposição para a transformação de hábitos, processos e serviços rumo à sustentabilidade e ao convívio fraterno em um ambiente de trabalho de qualidade.
Nesse sentido, convidamos você a repensar a sua atuação pessoal e profissional, a questionar seus valores, costumes, procedimentos, padrões, com o intuito de conhecer o estado atual da sua instituição e as possibilidades de transformação rumo à sustentabilidade.
Conheça a Cartilha da A3P e saiba como ter atitudes ambientalmente corretas em seu ambiente de trabalho:
:: Vídeo institucional da A3P
:: Cartilha "Como implantar a A3P"
:: Cartilha – Compreendendo a Responsabilidade Socioambiental